Ações de endomarketing criativas

Ações de endomarketing criativas

As ações de endomarketing criativas fazem parte do núcleo principal do bom relacionamento entre empresa e funcionário, onde o foco é ampliar o diálogo, a interação e o engajamento entre eles, tornando o ambiente de trabalho mais prazeroso, justo e colaborativo.

Ainda são poucas as empresas que adoraram o endomarketing, mas todas são unânimes em credenciar a ele os bons resultados obtidos.

E a união dos setores de RH e Markeitng estão cada vez mais criativos nas suas ações estratégicas, para promover ainda mais o diálogo, o engajamento e a fidelidade de seus colaboradores.

Unindo forças para aprimorar o endomarketing

Em tese, funcionários e seus líderes são responsáveis pelas boas relações na empresa, mas na verdade é o endomarketing que pode realmente propiciar um ótimo clima e ambiente de trabalho.

Tudo com ações efetivas, que podem transformar maus hábitos em atitudes colaborativas.

Ações como oferecer treinamentos, palestras técnicas e motivacionais, criar eventos e incentivar comemorações, oferecer campanhas internas são algumas das opções mais comuns realizadas pelo endomarketing.

Mas quando os setores de RH e marketing chamam as lideranças para juntos fazer planejamentos e encontrar soluções, podem surgir ideias criativas e ainda mais eficazes.

Tudo porque os líderes e gestores podem observar mais estreitamente os resultados com suas equipes, atentos as suas demandas e como os projetos impactam entre eles.

Essa visão é fundamental para se construir estratégicas ainda mais eficazes e direcionadas. Afinal, mesmo o que o endomarketing procure unir as pessoas e a empresa, é preciso compreender também a individualidade de cada colaborador, oferecendo recursos para que elas sejam ouvidas e atendidas.

A inspiração das grandes empresas para ações de endomarketing criativas

Empresas que utilizam o endomarketing e estão atentas a todos os detalhes, não tem se limitado aos padrões oferecidos e sim buscado novas estratégias e ações para trazer o engajamento dos colaboradores.

Selecionamos algumas ideias para inspirar sua empresa:

1 – Campanha “Orgulho de Pertencer” – Citibank

A multinacional com mais de 200 anos, é referência entre o setor financeiro e se mantém preocupado e atento aos seus funcionários.

As ações brasileiras de endomarketing já foram premiadas e vem ganhando cada vez mais destaque internacional.

Uma delas foi a “Orgulho de Pertencer”, onde centenas de funcionários foram fotografados com as mãos no peito para demonstrar o afeto que sentiam pelo seu local de trabalho.

Foram criadas peças de comunicação interna que acabaram influenciando outros países.

2 –Queda do turnouver – Best-Buy

Empresa de vendas virtuais, a Best Buy tinha uma média de 60% de rotatividade entre seus colaboradores.

Como a maior parte dos funcionários são jovens, ela decidiu criar um mecanismo de comunicação que pudesse ser afinada com seus gostos.

Começou seu endomarketing criando uma espécie de rede social interna para que seus funcionários pudessem interagir entre eles e o sucesso foi total.

O primeiro resultado positivo foi a queda do turnover, para até 8%, com consequente aumento da produtividade.

3 – Plano de carreira transparente – Portobello

Fabricante de revestimentos cerâmicos, a Portobello é uma das maiores do mundo.

Uma de suas preocupações com o endomarketing era permitir o desenvolvimento dos colaboradores, dando oportunidades de real plano de carreira.

Criou o Programa de Desenvolvimento e Crescimento, para promover a transparência nos processos. A comunicação com o colaborador foi lúdica e em formato de gibis, onde oferece informação da importância de se qualificar para conquistar, de forma leve. Criaram também cartilhas e um game.

4 –Reestruturação interna – MRS Logística

Listada entre as melhores ferrovias de carga do mundo, a MRS Logística começou o endomarketing com uma pesquisa para entender a percepção e o sentimento do seu colaborador ao desempenhar suas funções.

Com o resultado foi criado o Planejamento de Endomarketing que proporcionaram inúmeras ações para garantir um melhor posicionamento interno.

A criação de novos canais de comunicação, valorização dos que já existiam e de uma campanha chamada “Seu Orgulho, Nossa Força”, ajudaram a empresa a entrar na lista das “Melhores Empresas Para Se Trabalhar”, da Revista Exame.

Unindo novas tecnologias e endomarketing

A solução Indica da Hondana é uma ferramenta de chat com inteligência artificial que permite não só treinar os funcionários mas motivá-los com ações de endomarketing.

Devido ao alto engajamento que o Indica proporciona, as ações se tornam ainda mais efetivas e podem abusar da criatividade.

Além disso essas nova tecnologia permite medir os resultados com maior precisão, podendo entender através de painéis analíticos como ocorreram as interações.

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