4 erros de comunicação interna que prejudicam a sua empresa

A comunicação interna é uma importante ferramenta no mundo corporativo, podendo gerar diversos benefícios para as organizações quando utilizada de maneira adequada. Porém, muitas vezes as empresas cometem alguns erros no que diz respeito à comunicação interna que acaba tendo o efeito contrário do esperado.

Os problemas na comunicação interna podem acabar desmotivando os funcionários e atrapalhando os resultados da empresa. Portanto, é importante ficar atento para ter uma comunicação efetiva e evitar erros.

Neste artigo, selecionamos 4 erros muito comuns na comunicação interna de uma empresa e o que você pode fazer para evitá-los. Confira!

1. Não ouvir opiniões

A comunicação unilateral é um problema comum ainda encontrado em diversas empresas. Para solucionar isso, é muito importante ouvir o que as pessoas têm a dizer.

Muitas vezes tudo parece estar bem, mas um colaborador pode estar enfrentando um problema em determinada área e, se ele não for ouvido, o problema pode demorar mais a ser solucionado. Desse modo, sempre encoraje seus funcionários a dar sugestões, opiniões e fazer perguntas. Lembre-se de que a comunicação corporativa precisa ser uma via de mão dupla.

2. Confundir comunicação com gestão

A área da comunicação precisa trabalhar em conjunto com as demais áreas, como por exemplo, com o setor de recursos humanos. Porém, não cabe ao setor de comunicação resolver problemas sobre o clima organizacional.

Muitas vezes o setor de comunicação da empresa é procurado para fazer algum texto ou publicidade que ajude na motivação dos colaboradores. Vale ressaltar que o papel dessa área é ajudar a empresa a criar identidade, vínculo emocional e engajamento. Ela deve trabalhar junto com outras áreas para viabilizar ações e estratégias para a organização, mas não deve se responsabilizar pela satisfação dos colaboradores.

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3. Não informar estratégias e objetivos esperados

Informar as estratégias e os objetivos da organização de maneira clara e objetiva é fundamental. É muito importante que a união entre a expectativa e a prática aconteça, para que os resultados sejam os melhores possíveis.

Geralmente a comunicação das estratégias não é feita de maneira correta, o que compromete o engajamento dos funcionários. Quando ele não tem clareza sobre suas metas e o que precisa fazer para cumpri-las, pode encontrar problemas de rendimento. Por isso, procure comunicar efetivamente as expectativas e os objetivos da empresa, deixando tudo isso muito claro para os colaboradores.

4. Considerar a comunicação dispensável

Esse é um dos principais erros que acontecem em relação à comunicação interna. Muitas vezes se pensa que investir em comunicação é perda de tempo. Porém, vale ressaltar que o tempo gasto com erros devido à desinformação é muito mais danoso do que fazer um investimento em uma comunicação eficaz.

Os resultados mostram que, por meio de uma comunicação interna eficiente, é possível melhorar a empresa em diversos aspectos, como por exemplo o clima organizacional, a motivação dos colaboradores e até mesmo os resultados de negócio.

Por isso, assuma a importância da comunicação interna na sua empresa, invista em uma comunicação de qualidade e perceba os benefícios que ela é capaz de gerar. Além de facilitar os processos internos, a relação interpessoal dos funcionários também é favorecida.

Conhecendo esses erros e as principais maneiras de evitá-los fica mais fácil impulsionar a comunicação interna da sua empresa, não é mesmo? Portanto, não deixe de colocar em prática essas dicas!

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