Como aumentar a produtividade da sua equipe?

como aumentar a produtividade da equioe

– Produzir sempre mais!

Sem dúvida nenhuma, está é a meta que as empresas sempre colocam na mesa antes de qualquer outro assunto. Porém, para garantir melhores relacionamentos comerciais junto ao atendimento das demandas, entender como aumentar a produtividade da equipe é o primeiro passo a dar.

Além de começar a seguir o caminho da produtividade, entenda que a solução de problemas da sua equipe junto ao direcionamento das tarefas a serem realizada são fatores primários a serem sanados. Você já ouviu falar da frase “Precisamos arrumar a casa antes de receber visitas”? Ela ilustra bem este ponto.

Ao encontrar algum problema durante o processo de vendas, se coloque sempre na frente da dificuldade e tente sentir quais são os empecilhos do colaborador. Só o fato de você o apoiar neste momento difícil já vai impulsioná-lo para melhores resultados.

Como aumentar a produtividade da equipe? Ações de incentivo!

Existem diversas ações que conseguem incentivar a sua equipe de colaboradores a se sentirem mais a vontade dentro do ambiente corporativo, o que potencializa as vendas naturalmente.

Uma delas, talvez a principal, seja a criação de um ambiente de trabalho mais descontraído para que todos não sejam atingidos pelo estresse, sendo muito costumeiro nas corporações.

Quer uma importante dica? Deixe que eles decorem o seu espaço com o seu próprio estilo, trazendo objetos ou outros elementos que os agradem. Faça uma reunião para estimular o bom senso dos colaboradores, principalmente quando se trata de uma equipe maior.

Produtividade x Pausas: está briga realmente existe?

Existe uma lenda prejudicial dentro do ambiente corporativo, levando o empresário/líder a pensar que as pausas são realmente as “vilãs” no processo de produção, sendo completamente o contrário.

As pausas vão oferecer os momentos necessários para a descontração do funcionário. Para você ter uma ideia, além de conseguir renovar suas forças para as outras vendas, vão disponibilizar um tempo para os colaboradores interagirem entre si, trocando experiências e dicas. Porém, é importante considerar um importante ponto:

– E se minha equipe estiver desmotivada?

Imagine uma equipe de pelo menos vinte pessoas. Dentro destas vinte, dez estão desmotivadas e falando mal dos seus respectivos líderes e a empresa como um todo. Dentro desta realidade, é possível que os colaboradores motivados sejam atingidos pela desmotivação dos demais. Logo, o que fazer?

Incluir “pausas adicionais” dentro das ações de incentivo podem trazer ótimos resultados, tanto de produtividade quanto de convívio com os colaboradores que vinham mostrando sinais de desmotivação.

Inclui-las em forma de meta a se bater, aliando com um treinamento de reciclagem para trazer novamente os desmotivados para o caminho da produtividade, é a estratégia certa a se seguir.

Gradativamente, inclua estas pausas em forma de compensação, seja por meta batida ou esforço.

Trabalhe com metas reais

Certamente, em sua experiência comercial, você já deve ter ouvido (ou até mesmo falado) que uma meta era impossível de ser alcançada, não é? Infelizmente, existem metas assim.

Muitos líderes optam pela estratégia de colocar uma meta absurda para tirar o melhor dos seus colaboradores. Porém, com o passar do tempo, eles vão começar a se desmotivar por enxergar que nunca vão conseguir chegar onde querem.

Não esqueça que nós, seres humanos, somos movidos a conquistas. Não importa se conseguirmos um número interessante, pois isto de nada vai valer se não for o objetivo final.

Coloque metas que vão aumentando gradativamente conforme o desempenho da sua equipe. A cada meta batida, faça uma reunião para definir novos objetivos.

Comunicação

Comunicar-se com clareza vai garantir com que seu grupo consiga entender todos os seus valores e princípios. Desta maneira, é importante ouvir cada colaborador, independente do que ele queira falar. Qualquer informação é importante quando se trata do sincronismo entre líderes e liderados.

Durante sua rotina, tente estabelecer um claro e viável canal de comunicação, ficando sempre acessível.

Mantenha seu colaborador sempre informado

O colaborador informado e engajado é muito mais produtivo. Mas como fazer isso constantemente sendo que as informações da grande maioria das empresas se renovam diariamente?

Atualmente existem tecnologias que usam aparelhos mobile e que treinam e informam constantemente seu time, por se tratar de uma interface amigável e que não força o aprendizado o engajamento é alto.

Uma dessas soluções é o Indica da Hondana. Clique aqui para conhecer melhor como podemos ajudar sua equipe a ser ainda mais produtiva.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.