Como avaliar o desempenho dos funcionários da minha empresa?

avaliar o desempenho

Avaliar o desempenho do funcionários é uma forma eficiente de o gestor poder reconhecer competências e comportamentos que mereçam ser aprimorados na equipe, além de identificar qualidades com potencial para serem reforçadas. Para uma avaliação de desempenho eficiente, é necessário definir as questões que a empresa necessita desenvolver no perfil dos colaboradores, sendo este um processo que precisa ser revisado constantemente.

Preparamos para você um passo a passo para guiá-lo na tarefa de identificar como avaliar o desempenho dos funcionários da sua empresa. Acompanhe:

1) Escolha o tipo de avaliação

Temos alguns tipos de avaliação, como a avaliação de cima para baixo, na qual os líderes avaliam diretamente seus subordinados, a que todos avaliam a todos mutuamente, chamada de avaliação 360º, e a autoavaliação, em que o colaborador reflete sobre o próprio desempenho.

Independentemente do método escolhido, é preciso saber que o mais importante é apontar, junto com o funcionário, a mudança de comportamento necessária para melhorar as fraquezas identificadas nos processos da empresa.

2) Defina os públicos prioritários da avaliação

Quanto maior o universo a ser avaliado, maior o desafio da avaliação de desempenho. Priorize os cargos de liderança, que ocupam funções mais estratégicas dentro do negócio. Quanto menor o número de pessoas avaliadas inicialmente, maior a chance de sucesso e continuidade do projeto de avaliação de desempenho. Após a avaliação da liderança, você pode começar a avaliar outros níveis hierárquicos até chegar na base da pirâmide organizacional.

Ebook grátis - O Guia Definitivo Para LinkedIn

3) Defina as competências por cargo

Identificados os participantes a serem avaliados, entreviste todos os colaboradores de acordo com o cargo para conseguir padronizar e descrever as competências que serão avaliadas. Geralmente, as competências são divididas em dois tipos: comportamentais e técnicas.

4) Defina a periodicidade e aplique

É importante que a avaliação de desempenho seja realizada com periodicidade, que pode ser em intervalos de 3 meses, 6 meses ou 1 ano. Quanto menor a empresa, mais curto deve ser o intervalo das avaliações, pois a situação pode mudar muito rápido.

5) Defina o método

A aplicação da avaliação de desempenho pode ser realizada de várias maneiras, como por meio de sistemas online, formulários e planilhas. No caso de sistemas online, um dos principais benefícios é o menor custo e otimização do tempo de distribuição de dados relevantes para rápidas tomadas de decisão.

5) Consolidação e entrega dos resultados

A última etapa é consolidar os dados da avaliação e apresentar o resultado para os colaboradores. Normalmente, é recomendado a entrega de um relatório de desempenho individual para que fique registrado e também formalize o processo. A avaliação de desempenho pode ser concluída com a elaboração de uma lista de três ações que o colaborador deverá praticar para melhorar seus resultados. O processo se tornará mais eficiente e trará os resultados esperados se o avaliador conduzir o avaliado, acompanhando a realização das ações propostas.

Para finalizar, com o resultado em mãos, é possível identificar se a postura individual e coletiva do colaborador condiz com a cultura da empresa. Se o resultado for positivo, é importante analisar o que fazer para que sigam o exemplo do colaborador em evidência. Sendo insatisfatório, é necessário compreender até onde a empresa colaborou para aquele comportamento e como ajudar no desenvolvimento desse funcionário.

Gostou das nossas dicas de como avaliar o desempenho dos funcionários? Continue a discussão em nosso Facebook!