Como estabelecer a missão, visão e valores de uma empresa?

empresa

Um dos primeiros passos a se tomar ao resolver empreender em qualquer ramo do mercado é estabelecer a missão, a visão e os valores de uma empresa. Apesar de simples, esses conceitos possuem uma enorme importância para o sucesso de qualquer negócio.

Trata-se dos três pilares necessários para que a empresa obtenha o crescimento sem desviar-se da ética e do respeito ao consumidor. Portanto, são valores a serem seguidos à risca, caso contrário, teremos um empreendimento destinado a obter lucro a qualquer custo, o que nunca é bom.

Você já definiu a missão, a visão e os valores da sua empresa? Se ainda não conseguiu estabelecer esses três pilares, continue lendo este post! Preparamos dicas para te ajudar nesse processo!

Conheça os conceitos

Em primeiro lugar, é importante que você saiba do que estamos falando. Apesar de pequenas divergências sobre um conceito final para missão, visão e valores de uma empresa, de modo geral, há pontos que coincidem.

A missão pode ser considerada a razão de ser da empresa. Deve apresentar o segmento em que está inserida e como pretende buscar a aceitação do consumidor. Com a definição da missão, é possível traçar as estratégias de crescimento do negócio.

A visão pode ser conceituada como a perspectiva do empreendimento no longo prazo. Portanto, define onde o empreendedor quer chegar com sua empresa.

Enfim, os valores de uma empresa são aqueles princípios éticos que orientam todo o trabalho do seu negócio. Os valores são inegociáveis, ou seja, a empresa jamais pode se distanciar deles quando estiver em busca da sua missão e da sua visão.

o guia definitivo para LinkedIn

Trace metas e objetivos coerentes

As metas e os objetivos de uma empresa são importantes para aumentar a produtividade e servir de guia para os funcionários. Uma empresa com metas mal elaboradas não conseguirá bons resultados.

Entretanto, é preciso ressaltar que elas devem ser compatíveis com a visão da empresa. Desse modo, devem caminhar lado a lado, o que facilitará a alcançar o seu grande objetivo, traçado com a escolha da visão.

Faça um planejamento estratégico

Não há dúvidas de que um bom plano estratégico é capaz de elevar a empresa a outro patamar.

O empreendedor deve realizar o planejamento sempre com base nos três pilares definidos inicialmente. Assim, antes de iniciar a elaboração do plano estratégico, é necessário já ter definido esses objetivos da sua empresa. Isso é de suma importância para que a empresa cresça na direção correta, sem desvios de ideais e objetivos.

O planejamento estratégico bem alinhado à missão, à visão e aos valores da empresa gera benefícios como o aumento da produtividade, a motivação e o engajamento da equipe, além de passar uma imagem de empresa responsável e séria no mercado. Tais benefícios certamente influenciam positivamente no sucesso da sua empresa.

Percebeu por que é importante estabelecer a missão, a visão e os valores de uma empresa? Todo empreendimento sério deve pautar seus trabalhos nesses pilares: eles não podem servir apenas de decoração na parede do estabelecimento, devem fazer parte da cultura organizacional, servindo de guia para os gestores e funcionários nas tomadas de decisões.

Se você gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Quem sabe eles também não estão interessados no assunto?

O guia definitivo sobre vendas