Como estruturar um treinamento de vendas que faz a diferença?

treinamento de vendas

Realizar um treinamento de vendas eficiente não é uma tarefa tão simples quanto parece. De fato, não adianta reunir a equipe e lançar informações sem um objetivo definido e a abordagem bem detalhada, pois isso não vai gerar resultados satisfatórios.

Por outro lado, o aumento nas conversões é a consequência natural quando estruturamos bem o treinamento dado aos colaboradores.

Neste artigo, daremos algumas dicas para você realizar treinamentos de vendas mais eficientes. Quer entender melhor o assunto? Então siga com a leitura!

Divida o treinamento de vendas em dois dias

Claro que essa dica é válida principalmente para treinamentos mais longos, mas pode ser adaptada a qualquer ensinamento que você deseja passar para a equipe.

Tenha em mente que a divisão do treinamento de vendas em etapas facilita a assimilação das informações, portanto, você pode estruturar o treinamento da seguinte maneira:

  • dia 1: teoria (apresentação de slides, planilhas, conceitos e outros);
  • dia 2: prática (exercícios, atividades em grupos, simulado de vendas etc.).

A grande vantagem de estruturar o treinamento de vendas em etapas e dividir em dois dias é que, ao ter tempo para estudar e se preparar para a prática, a equipe demonstrará mais confiança. Logo, os resultados obtidos serão melhores!

Defina sobre o que será o treinamento de vendas

Basicamente, existem três tipos principais de treinamentos:

  1. postura na empresa;
  2. apresentação de um novo produto ou serviço;
  3. função a ser desempenhada.

Defina claramente o tipo de treinamento para que haja melhor aproveitamento e absorção do conhecimento.

É importante ressaltar que, para cada tipo de treinamento, é recomendado direcionar o melhor palestrante da função, ou seja, aquele que tenha mais experiência e familiaridade com o assunto e saiba transmitir o conhecimento corretamente.

Crie conteúdos para todos os itens citados no treinamento

Um treinamento de vendas de qualidade não deve ser focado apenas nos dias da sua apresentação, mas entregar conhecimentos duradouros e detalhados.

Nesse sentido, para cada tópico apresentado torna-se interessante criar conteúdos — apostilas, exercícios, e-books, posts em blogs, exercícios etc. — para disponibilizar aos colaboradores.

Atraia a atenção da sua equipe com dicas práticas

Se você escutasse as seguintes afirmações que passam a mesma mensagem:

  1. “O leite faz bem para a saúde.”
  2. “Maria tinha artrite crônica ocasionada pela falta de cálcio no organismo, e isso a debilitava. Então ela começou a tomar um litro de leite por dia. Desde então, Maria começou a sair para passear com seus amigos e nem se lembra mais das dores nos ossos.”

Qual das duas versões chama mais a sua atenção? Provavelmente você respondeu “a segunda, claro!”

De fato, contar histórias é uma excelente estratégia para atrair a atenção dos seus colaboradores e fazer com que a informação seja retida por mais tempo. Assim, sempre que possível, dê dicas práticas para ressaltar a importância de cada tópico no seu treinamento de vendas.

Além disso, a abordagem recheada de histórias resultará em uma apresentação mais leve, interessante e com melhor comunicação.

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Treinando mais com menos