Como motivar equipe de vendas em 6 passos

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Para manter o caminho do sucesso, ter inspiração e motivação para seguir adiante em seus objetivos torna-se algo fundamental independente da área. Dentro do mundo das vendas, esta fórmula não é diferente. Para você entender como motivar sua equipe de vendas, é importante colocar-se no lugar do colaborador.

Quais são suas necessidades? O que ele está buscando? Qual são suas ambições?

A principal forma de motivar sua equipe é fomentar o apoio necessário para que todos possam realizar os seus objetivos. Pense sempre que, ao mostrar que a empresa dará apoio ao colaborador, o mesmo vai se sentir mais confiante para prospectar clientes e fechar novos negócios.

Reconhecimento x Punição: como motivar a equipe de vendas?

Será que o feedback negativo seguido de alguma punição para aqueles que não conseguem entregar as metas é realmente recomendável no ambiente corporativo?

É verdade que não se pode simplesmente ignorar as falhas e erros executados durante o processo de venda. Logo, o método que será utilizado vai dependerá do caso.

Nas metodologias mais atuais, principalmente as acadêmicas, estão inclinadas a não utilizarem mais as punições, alegando que são formas desestimulantes e que levam a desmotivação quase que automática do colaborador/aluno.

Antes de pensar em punir o colaborador, você sempre deverá considerar três fatores:

  1. Histórico;
  2. Ação;
  3. Punição

Caso o histórico do colaborador seja positivo, mas mesmo assim havendo uma atual queda nas vendas, é necessário compreender que existem algumas razões que estão contribuindo para que ele não consiga atingir suas metas.

Ter uma boa campanha motivacional e tentar sentir as dificuldades são sempre ótimas maneiras de sanar os problemas.

É necessário analisar a ação do colaborador, uma vez que cada ação dentro da empresa deve ser vista de maneira diferenciada.

Será que está ação foi grave o suficiente para ser punida?

Caso o histórico do colaborador não seja muito bom e as ações estão em um caminho contrário do sucesso, qual é o tipo de punição?

Neste estágio, procure pensar que um trabalho motivacional e técnico de reciclagem pode trazer este funcionário novamente a ativa.

A demissão é sempre a última opção.

6 passos para motivar sua equipe de vendas

Para conseguir alavancar suas vendas, não adianta concentrar-se somente nas técnicas, é necessária motivação. Para ilustrar melhor, separei 5 passos para motivar de vez sua equipe:

  • Pagamento de comissões

Certifique-se de garantir um percentual de comissão que seja justo de acordo com o negócio fechado. Afinal, quem nunca ouviu frases como “não vale a pena vender” ou “a comissão é baixa”;

  • Reuniões Frequentes

As reuniões são importantes para definir as futuras metas de vendas, além de distribuir feedbacks construtivos do trabalho que está sendo executado. Tente usar este espaço para valorizar o esforço de cada colaborador;

  • Seja um aliado do colaborador

Todos sabemos que existem negociações que são sempre mais difíceis e complexas. Dentro destas situações, é preciso disponibilizar todo o suporte necessário para que o vendedor consiga conquistar o cliente, mesmo que alguns padrões sejam quebrados.

Pense que, neste estágio, conseguir garantir um apoio preciso é a melhor maneira para criar um ambiente essencial para o fechamento das vendas;

  • Campanhas motivacionais

O reconhecimento de um trabalho bem feito é, sem dúvida, a melhor motivação que pode vir de uma empresa. Pensando nisto, tente sempre elogiar e reconhecer o esforço dos seus colaboradores, mesmo que os mesmos estejam falhando. Aliar a motivação com a correção de erros é o melhor caminho para motivar.

Quando o colaborador conseguir corrigir algum erro em sua trajetória de vendas, procure oferecer alguma bonificação ou recompensa. Ele vai se sentir motivado para conseguir corrigir todos seus outros erros.

  • Informações estratégicas

Certifique-se que sua equipe de marketing irá gerar um perfil base dos clientes, além de um bom material explicativo referente aos produtos e serviços que estão sendo oferecidos. A área de marketing e de treinamento devem estar em sincronia sempre.

  • Conheça novas tecnologias

Hoje para manter o funcionário constantemente informado e motivado é custoso e toma tempo, mas existem novas tecnologias que facilitam e diminuem o custo do processo.

Um exemplo é a aplicação Indica da Hondana. Funcionando em smartphones ela permite sempre renovar e apresentar novas estratégias e soluções para os vendedores, devido ao alto engajamento e absorção o aprendizado é constante.

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