Como motivar sua equipe sem aumentar a comissão de vendas

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Motivação no trabalho sem aumentar comissão de vendas

Na hora de pensar em como aumentar a motivação no trabalho, a fim de que os vendedores consigam atingir suas metas, a primeira ideia que costuma vir em mente é aumentar a comissão de vendas. Mas será que essa é a única estratégia, ou a melhor saída, para motivar uma equipe?

A resposta é: não! A Equipe precisa de mais do que uma bonificação para bater metas. Afinal, o departamento de vendas é uma área essencial para que o negócio cresça. Portanto, a equipe de vendedores não pode contar somente com a comissão de vendas para manter a motivação no trabalho.

Então, o que pode ser feito para motivar uma equipe sem aumentar a quantidade ou o valor das bonificações? Há muitas maneiras de incentivar vendedores além de uma recompensa financeira, até porque nem todas as pessoas enxergarão no bônus o incentivo necessário para bater suas metas.

Aqui vão algumas ideias de como motivar a equipe sem aumentar a comissão de vendas

Reconheça o trabalho bem feito

Você já elogiou seu vendedor hoje? Pode parecer uma bobeira, mas reconhecer um trabalho bem feito é um incentivo e tanto para o vendedor. Uma simples mensagem parabenizando por ter feito uma boa venda, ou por ter conseguido atrair o interesse daquele potencial cliente extremamente exigente, pode fazer com que os ânimos sejam rapidamente renovados, independente da comissão de vendas.

Instigue a competição

Geralmente, vendedores são profissionais bastante competitivos uns com os outros. É natural espelhar-se em um colega cujos resultados são surpreendentes para se inspirar e seguir o mesmo caminho. Portanto, instigar uma competição saudável pode ser um incentivo eficaz.

Para isso, uma boa ideia é organizar competições entre os vendedores, oferecendo prêmios criativos para quem tiver o melhor desempenho. Algumas ideias de premiação são ingressos cobiçados para uma atração artística, uma viagem para um local paradisíaco, ou uma estadia com a família em um hotel bacana.

Ofereça uma folga

Ok, nem todas as equipes de vendas podem se dar ao luxo de ganhar um dia de folga na semana. Mas com um pouquinho de planejamento e ajustes é possível motivar vendedores oferecendo um dia de folga no mês para quem bater a meta primeiro, ou para quem conseguir fechar um negócio difícil depois de muita negociação. Um bom dia de descanso pode ser um fator motivacional ainda mais poderoso do que um aumento na comissão de vendas!

Horários flexíveis são bem-vindos

É fato que vendedores precisam estar na ativa durante o horário comercial, mas essa regra não se aplica a todas as áreas de atuação. Há setores em que horários flexíveis são possíveis de serem implementados, como uma maneira de aumentar a motivação no trabalho, sem mexer na comissão de vendas.

Então, se o vendedor que estiver apresentando bons resultados precisar sair um pouco mais cedo para buscar o filho na escola de inglês, por exemplo, por que não proporcionar essa flexibilidade, caso ele dê conta de suas tarefas no restante do tempo?

Inclua a equipe na tomada de decisões

Segundo Bryan Miller, vice-presidente sênior de vendas da Caliper, é preciso criar uma cultura de inclusão, em vez de simplesmente impor soluções. "Pergunte aos vendedores como eles lidariam com determinado problema, e escute-os", recomenda. Além disso, o especialista sugere:

"Sempre que possível, use as ideias deles, pois, fazendo isso, você mostrará que suas ideias são importantes, e que eles são mais do que apenas números em uma equipe"

Para grandes equipes, bem como times descentralizados, com vendedores localizados em diferentes unidades, uma solução para incluir a equipe na tomada de decisões é contar com uma ferramenta virtual que proporcione uma comunicação bilateral rápida e eficiente.

Aproxime-se de seu time

Ter um líder intimidador, ou distante de sua equipe, pode ser um fator desmotivacional. A equipe pode se sentir mais motivada no trabalho se enxergar em seu líder uma pessoa com quem contar, além de conseguir enxergar um pouco da pessoa por trás de seu cargo.

Para Jeff Hoffman, empreendedor e executivo de vendas especializado em treinamentos de grandes equipes, "nada deixa o líder mais próximo de seu vendedor do que passar um dia com ele ou com ela fora do escritório".

Já quando a aproximação ao vivo não é viável, uma solução pode ser organizar conferências coletivas em vídeo com tom informal, para que todos possam bater um papo animado, ainda que por um curto período de tempo. Dessa maneira, o líder distante fica um pouco mais próximo de sua equipe, ainda que virtualmente. Vendedores de alta performance gostam de ser ouvidos.

Alimente a curiosidade intelectual de todos

Ainda segundo Hoffman, instigar a curiosidade intelectual de seus vendedores é uma boa maneira de aumentar a motivação no trabalho. Isso pode ser feito recomendando podcasts, vídeos, blogs, filmes e livros com temáticas que não sejam exatamente ligadas ao universo de vendas, mas que façam o vendedor refletir sobre algo que possa impactar em sua vida profissional.

Documentários sobre a evolução de empresas que começaram humildemente e se tornaram líderes de seus segmentos são uma boa fonte de inspiração, além de temáticas como psicologia, relações humanas e histórias de superação.

Mantenha seus vendedores bem informados

Também é importante manter os vendedores sempre bem informados, pois atualmente o cliente tem acesso a muitas informações antes da tomada de decisão e a empresa precisa estar preparada para se comunicar com ele de forma efetiva.

Para isso, existem soluções de comunicação interna que proporcionam a rapidez e segurança necessárias. Por meio desse tipo de ferramenta, a liderança pode:

  • Enviar novidades sobre o produto e/ou serviço comercializado;
  • Enviar lembretes de eventos relevantes para a empresa;
  • Repassar detalhes sobre campanhas vigentes;
  • Capacitar a equipe com conteúdo técnico ou comportamental;

Entre outras informações que podem auxiliar os vendedores a identificar e gerar novas oportunidades, aumentando inclusive o valor absoluto da sua comissão de vendas.

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