Como o marketing de serviços pode ajudar uma empresa?

marketing de serviços

O marketing de serviços é um conjunto de ações que tem como principal objetivo a análise, captação e assistência aos clientes. Suas estratégias são ativadas de maneira a engajar e estabelecer uma boa relação com o público consumidor.

O conjunto, além de desdobrar-se em função do público externo, também atua sobre o interno, sendo capaz de motivar funcionários e estabelecer vias comunicativas mais eficientes com eles. Caso bem trabalhado, o marketing de serviços otimiza as relações com ambos os públicos.

Listamos algumas informações sobre como o conjunto de estratégias pode ajudar a sua empresa. Confira!

Melhora a relação com os públicos interno e externo

Motivação, fidelização e fortalecimento da relação do funcionário com a empresa. Fazer com que o trabalhador vista a camisa do negócio e sinta-se feliz e engajado em fazer parte desse ambiente também é possível por meio do marketing de serviços.

O conjunto de estratégias tem como objetivo otimizar a relação com o cliente, tendo como um dos reflexos o aumento de vendas. Entretanto, para isso, é preciso investir nos níveis de satisfação e engajamento do público interno.

Uma empresa que ofereça serviços de cabeleireiro em domicílio, por exemplo, ao investir nessa ramificação do marketing pode e vai obter melhores resultados se der atenção aos profissionais que vão às residências realizar os serviços, aos que trabalham no time de vendas, dentre outros setores.

Estabelecer reuniões com periodicidade definida para explanar metas e objetivos gerais e de cada setor é fundamental. Dessa forma, todo o time fica por dentro das ações e sente que há um canal de comunicação entre si e com os diretores. Outra maneira de investir no público interno e, consequentemente, obter melhor desempenho com o externo, é criar programas de treinamento.

Com isso, o profissional sente que há uma preocupação da empresa na sua capacitação, o que faz com que ele torne-se mais preparado para lidar com os clientes.

Ajuda a entender a natureza da prestação de serviços

Muitos diretores e empreendedores com experiência no setor podem deixar alguns elementos da prestação de serviços passar despercebidos. Assim sendo, os esforços são menos assertivos e as oportunidades, perdidas.

É fundamental ter sempre em mente que, para o cliente de uma empresa de serviços, a aquisição e o consumo são dois atos totalmente interligados. Na modalidade da prestação, o produto é algo que não vai poder ser guardado ou utilizado depois. Ao contratar um personal trainer, por exemplo, paga-se por um momento, uma experiência.

Dessa forma, o negócio precisa satisfazer as demandas e interesse do público. Conhecer perfis, interesses e necessidades é fundamental. Pode-se obter informações sobre ele por meio da criação de perfis segmentados em redes sociais, do rastreamento em ferramentas como o Google Analytics, pela contratação de consultorias especializadas etc.

Qualifica a relação entre empresa e público

Outra dica, em relação à satisfação do consumidor, é procurar traçar estratégias para tornar os seus serviços intangíveis — eles não são objetos que são adquiridos — em algo palpável. Processos de compra são uma troca. É preciso fornecer algo, por meio de atendimento atencioso, ao público.

Investir na resposta emocional do cliente no momento da contratação é vital: é preciso ver e sentir, de alguma forma, o que foi pago. Uma maneira de atender à essa necessidade é fornecer brindes no momento de contratação ou em datas como aniversário e Natal, enviar conteúdos digitais como notícias e artigos com regularidade, oferecer workshops, dentre outros. Essas formas de agradecimento qualificam a relação entre empresa e público.

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