Como premiar funcionários: dicas sobre bonificação e motivação

gestão de pessoas, motivação
premiar funcionários

Em tempos de mercado competitivo, pode parecer desperdício de dinheiro premiar funcionários. Afinal, cumprir com as tarefas da melhor maneira possível não é mais que a obrigação deles, certo? Errado.

Uma das formas de impulsionar vendas e aumentar a produtividade é investir na motivação das equipes. E estratégias como bonificação estão entre as melhores maneiras de fazer isso.

Porém, muitos gestores ainda têm dúvidas de como realizar essa tarefa de maneira eficaz e justa. Por isso, seguir os passos abaixo pode ajudar nesse momento:

Defina critérios para premiar funcionários

Reconhecer seus funcionários será muito mais fácil se você estabelecer critérios de avaliação de desempenho conhecidos por todos. Dessa forma, o processo se torna transparente e cada um sabe exatamente o que precisa fazer para ser premiado.

Bonificação

Simplifique o programa de bonificação

Se você premia seus funcionários com um programa de bonificação, mantenha-o simples e direto. O ideal é que as metas atreladas ao bônus possam ser resumidas em uma frase, evitando assim mal-entendidos.
Por exemplo: “Receberei 500 reais se o faturamento subir 5% nesse mês”.

Realize o pagamento do bônus em dia

A motivação é um cristal delicado, que pode ser quebrado rapidamente quando a empresa descumpre uma parte do acordo. Por isso, sempre mantenha a sua palavra, mesmo que o mercado tenha virado. Afinal, o trabalhador se envolveu na causa e confiou em você.

O guia definitivo sobre vendas

Faça surpresas quando os resultados superarem expectativas

Sempre que a empresa tiver um resultado acima do previsto, é um bom momento para fazer uma bonificação surpresa aos funcionários. Afinal, por mais que os resultados não estejam diretamente atrelados com as metas pré-definidas, todos são responsáveis pela continuidade da organização.

Motivação

Incentive a produtividade

Segundo a Pesquisa GPTW-2017 Brasil, 44% dos funcionários consideram oportunidades de crescimento como um dos motivos para se manterem nas organizações. Geralmente, esses funcionários são os que exploram formas de desenvolver processos mais simples, que têm potencial de reduzir despesas e aumentar os lucros.
Incentive esse tipo de comportamento com bônus relacionados ao seu desenvolvimento profissional, como cursos e treinamentos. Isso também vai influenciar nos resultados da empresa, que terá funcionários cada vez mais capacitados.
Não sabe o que seus funcionários precisam aprender para performar cada vez mais? Conheça a plataforma da Hondana e garanta o ROI dos seus treinamentos.

Crie mudanças de comportamento

O ideal é que todos os prêmios estejam ligados aos pontos que a empresa precisa melhorar para crescer no mercado. Dessa forma, você cria uma cultura de funcionários que pensam constantemente em melhorias que tragam redução de custos, mais produtividade e expansão para empresa, visto que eles crescem juntos.

Crie um senso de comunidade

É extremamente importante premiar funcionários individualmente, mas também vale a pena definir critérios para a premiação em equipes. Dessa forma, você incentiva a existência de um ambiente colaborativo e auxilia na integração e sinergia do grupo. Uma boa forma de criar esse senso de comunidade e motivar o time é com jantares de comemoração ou happy hours.

Como premiar funcionários pode parecer uma pergunta difícil para a empresa, mas é simples e tem impacto direto na motivação e produtividade das equipes. Quer inovar em 2018 e usar da tecnologia para conhecer melhor a sua equipe? Conheça a Hondana!

Agendar  demonstração grátis