Como premiar funcionários de forma eficaz em 7 passos

premiar funcionários

Em tempos de mercado competitivo, pode parecer desperdício de dinheiro premiar funcionários. Afinal, cumprir com as tarefas da melhor maneira possível não é mais que a obrigação dele, certo? Errado.

Uma das formas de impulsionar vendas e aumentar a produção é investir na motivação dos colaboradores. E atitudes como premiar funcionários estão entre as melhores maneiras de fazer isso.

Porém, muitos empresários têm dúvidas sobre qual é a melhor forma de fazer essa premiação, de maneira eficaz e justa. Por isso, seguir estes passos pode ajudar na hora dessa decisão. Confira!

Defina quando premiar funcionários

O primeiro e mais importante questionamento é decidir quando os colaboradores merecem um programa de remuneração variável. A melhoria do rendimento em porcentagem, por exemplo, nem sempre é eficiente: um funcionário ruim que faz um trabalho mediano pode ter uma melhora de 100%. No entanto, não é exatamente um modelo a ser seguido, não é mesmo?

Por isso, os escolhidos devem ser as peças chave para o futuro que a empresa busca: aqueles que dão o sangue para atingir metas e sempre sugerem ideias e estratégias para melhorar os processos internos. O ideal é saber avaliar o desempenho de cada funcionário para decidir quando e como fazer a premiação.

Simplifique o programa de bonificação

O programa de bonificação deve ser simples, direto e se possível, resumido em apenas uma frase. Isso ajuda o funcionário a fixá-lo e segui-lo corretamente, sem mal entendidos pelo caminho. Por exemplo: “receberei 500 reais se o faturamento subir 5% nesse mês”.

Mantenha-o ocasional

Um bom plano de bonificação deve motivar o funcionário e mantê-lo nesse ponto, mas é preciso tomar cuidado para que esse prêmio não se torne uma rotina. Primeiro porque ele se torna menos efetivo. Segundo, devido ao princípio da habitualidade, que pode fazer com que o plano se incorpore ao salário do funcionário.

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Crie mudanças de comportamento

O ideal é que todos os prêmios estejam ligados aos pontos que a empresa precisa melhorar para crescer no mercado. Além disso, ele tem que criar o hábito de focar nos resultados da companhia que trabalha. Isso pode vir por ideias para reduzir custos, mais produtividade, novas estratégias, etc.

Bonifique em resultados positivos

Sempre que a sua empresa tiver um resultado acima do previsto, pode ser um bom momento para fazer uma bonificação surpresa aos funcionários, dividindo um pouco da quantia excedente.

Incentive a proatividade

Toda empresa tem funcionários que vivem pensando em novas formas de melhorar o trabalho e desenvolver processos mais simples, que têm potencial de reduzir despesas e aumentar os lucros. Esses funcionários merecem prêmios, que nem sempre precisam ser em dinheiro: viagens, dias de folga, almoço com tudo pago e até cursos e treinamentos são sempre boas opções.

Não atrase o pagamento dos bônus

A motivação é um cristal delicado, que pode ser quebrado rapidamente quando a empresa descumpre uma parte do acordo. Por isso, sempre mantenha a sua palavra, mesmo que o mercado tenha virado. Afinal, o trabalhador se envolveu na causa.

Como premiar funcionários pode parecer uma pergunta difícil para a empresa, mas é simples e tem impacto direto na motivação e produtividade. Você já aplicou alguma dessas dicas na sua companhia? Conte para nós como é o sistema de recompensas em sua empresa! Você acha que ele é efetivo?

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