Você sabe se comunicar com seus funcionários?

Comunicar com seus funcionários

Muitos gestores afirmarão, sem pestanejar, que sabem se comunicar com seus funcionários. Afinal, cumprimentam seus colaboradores e os tratam muito bem todos os dias. Alguns podem até estar certos, mas será que todos sabem exatamente o que significa se comunicar? Pode ter certeza que, infelizmente, a grande maioria não sabe.

Na verdade, quando pensamos no meio empresarial, a comunicação está intimamente ligada à gestão de dados e de recursos humanos. É preciso garantir que o tráfego de dados e informações aconteça de uma forma eficiente e coesa e, além disso, trabalhar questões como o motivacional, a integração do grupo e o fortalecimento da cultura organizacional.

Não parece um trabalho fácil, certo? Por isso, confira a seguir algumas dicas para você se comunicar com seus funcionários da melhor forma possível.

Use a tecnologia como uma aliada para se comunicar

O primeiro passo é definir com clareza quais serão os canais de comunicação usados na empresa. É preciso tomar cuidado para não exagerar no uso das ferramentas; afinal, excessos e desalinhamentos entre elas podem criar ruídos de comunicação — quando uma informação por e-mail desmente outra de um mural, por exemplo.

Existem aplicativos desenvolvidos especificamente para que as empresas compartilhem conteúdos com os colaboradores, além de facilitarem a realização de treinamentos, entre outras funcionalidades. Além disso, também podemos contar com as ferramentas tradicionais, se usadas de forma consciente, como os e-mails e murais.

Fortaleça a cultura da transparência

A cultura da organização também precisa incluir a comunicação como um dos seus pilares. Para que isso seja possível, é fundamental fortalecer o valor da transparência. Os colaboradores precisam se sentir à vontade para fazer sugestões, críticas ou para esclarecer quaisquer tipos de dúvidas junto à gestão do negócio.

Para que isso seja possível, é fundamental que o gestor assuma a postura de um líder, e não de um mero chefe. A diferença é que o primeiro participa ativamente da rotina dos colaboradores e reforça diariamente os valores da organização, se tornando um exemplo e inspiração, enquanto o segundo apenas ocupa um cargo de hierarquia superior na estrutura organizacional.

Realize feedbacks de desenvolvimento

O feedback também é fundamental para reforçar a comunicação da organização. Acontece que muitos gestores ainda acreditam que esse é apenas um momento para “puxar a orelha” do colaborador.

Esse é o que chamamos de feedback ofensivo que, junto com o feedback insignificante (aquele que ocorre quando o gestor não tem dados o suficiente para orientar o colaborador), definitivamente não representa aquilo o que é esperado de um líder.

O tipo ideal de feedback é o de desenvolvimento, que tem como objetivo o aprimoramento do colaborador com base em informação. Além dele, temos também o feedback de reforço, que ocorre quando desejamos reforçar boas condutas. Afinal, os colaboradores também precisam saber quando estão no caminho certo, não é verdade?

Em resumo, a comunicação com seus funcionários é uma tarefa que envolve um grande esforço da organização, tanto do ponto de vista de gestão quanto tecnológico. Por isso, comece agora mesmo a profissionalizar essa questão e adote as melhores práticas do mercado.

Gostou do nosso post de hoje? Para você, qual é o grande diferencial para uma boa comunicação na empresa? Deixe o seu comentário!