Descubra qual é a periodicidade ideal para treinamentos

periodicidade ideal para treinamentos

Atualmente, muitas empresas começaram a perceber que para terem uma equipe de alta performance, com habilidades, conhecimentos e comportamentos alinhados aos seus objetivos, é necessário investir em treinamento. Logo, desenvolver pessoas tornou-se essencial e fez com que as organizações passassem a incluir uma periodicidade ideal para treinamentos em seu plano estratégico.

O treinamento fornece aos colaboradores a possibilidade de adquirir novos conhecimentos técnicos, habilidades, mudanças de comportamento e atitudes que visam sempre à capacitação e à busca do aprendizado contínuo.

Mas como saber se a sua equipe está recebendo os treinamentos corretos? Qual o tempo ideal para treinar pessoas? Acompanhe conosco e saiba qual a periodicidade ideal para treinamentos!

Planejamento

A empresa precisa ter definido quais são as metas e objetivos, para identificar nos colaboradores e o que é realmente necessário desenvolver.

Por exemplo, determinado funcionário pode estar carente de conhecimentos em informática e isso afeta diretamente o desempenho. Portanto, é preciso desenvolver esse ponto específico.

Sendo assim, faça o LNT (levantamento das necessidades de treinamento), que é uma ferramenta que apoia os profissionais na indicação e sugestões de quais treinamentos devem ser realizados, sejam técnicos, sejam comportamentais.

Elaboração dos treinamentos

Organize, separe por assuntos, defina os objetivos e verifique quanto tempo será necessário.

No caso dos treinamentos comportamentais, é fundamental que seja feita uma análise do perfil dos profissionais, destacando os pontos que precisam ser melhorados, a fim de desenvolver suas habilidades sociais e as mudanças de comportamento e atitudes.

Já nos de capacitação, o aprimoramento deve ser técnico quando surge alguma demanda específica ou quando um profissional necessita de melhores conhecimentos para exercer bem a sua função.

Tempo e custo

Seja um aliado da tecnologia, pois é uma das metodologias que cada vez está sendo mais utilizada.

Deslocamento, custo do aluguel de salas, pagamento de instrutores, passagens e outros gastos podem interferir no programa de treinamento, além de gerarem alto custo.

No caso de equipes comerciais, é ainda mais difícil, pois é necessário unir todos em um só lugar. Geralmente, os seus integrantes estão em lugares diferentes e em horários diferentes por causa de suas atividades.

Pensando em todas essas questões, foi desenvolvido um aplicativo ideal para empresas que desejam investir em capacitação a distância.

A companhia só precisa enviar o conteúdo desejado e solicitar que os funcionários baixem o app. Nele, os responsáveis terão acesso a todos os dados, como o progresso de cada um, e o engajamento deles. Também é possível calcular o ROI (retorno sobre o investimento).

Periodicidade ideal para treinamentos

Reciclar é preciso. As atualizações, principalmente as que atendem às normas regulamentadoras, têm prazo definido, portanto é preciso ficar atento.

Outros treinamentos surgirão de acordo com as demandas e exigências, e quando for notado que o desempenho está abaixo do esperado.

Portanto, todos os profissionais devem estar atualizados. Um treinamento a cada quatro anos, por exemplo, não vai tornar os seus funcionários uma equipe produtiva e atualizada com as mudanças que ocorrem no mercado.

Os treinamentos de reciclagem mantêm todos alinhados e engajados com as ações que precisam ser realizadas para a organização ter sucesso.

Em síntese, os treinamentos devem ser personalizados e adequados de acordo com as necessidades. Para que a sua equipe sempre tenha bons resultados, crie a rotina de treinar, pois a capacitação não deve ser pontual, mas precisa haver uma periodicidade ideal para treinamentos.

Você se identificou com o conteúdo e quer saber mais como a tecnologia pode ajudar com treinamentos? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Treinando mais com menos