Desenvolvimento de lideranças: 4 etapas de aprendizado necessárias

liderança, planejamento
desenvolvimento de liderança

O efetivo desenvolvimento de lideranças não deve envolver apenas os aspectos técnicos de cara atuação profissional. Os líderes devem entender o propósito de suas próprias vidas e adquirirem consciência daquilo que realmente desejam atingir.

Isso significa que eles devem poder expressar crença no valor de seus objetivos, além de realizar profundas autocríticas e agir em conformidade com seus ideais. Afinal de contas, sua principal função é orientar outras pessoas por meio da motivação e do foco constante no desenvolvimento de todos os membros da equipe.

Neste post, apresentamos algumas das etapas mais importantes no caminho do aprendizado e da formação de um líder. Boa leitura!

1. Visualize claramente suas metas para agir em conformidade

A visualização clara de seus objetivos e a elaboração de planos acionáveis, bem como de estratégias adequadas às especificidades do momento, são itens indispensáveis para o desenvolvimento de lideranças fortes e competentes.

Isso significa que os objetivos devem ser específicos, mensuráveis e ter um prazo. Os planos, por sua vez, precisam ser constantemente reavaliados e ajustados conforme a necessidade, garantindo que feedbacks sejam obtidos o mais cedo possível.

Essa relação dialética entre o que se pretende alcançar e quais são os meios para fazê-lo é essencial para assegurar o máximo aproveitamento de cada esforço.

2. Gerencie sua reputação

A reputação de um líder é, certamente, um dos ativos mais valiosos. Henry Ford, fundador da famosa multinacional automobilística, disse certa vez: “não se pode construir uma reputação baseada no que ainda será feito”.

Portanto, ela é desenvolvida em torno do que você de fato realiza. Não importa o que é dito: as pessoas olham para como você age. Esse processo deve ser encarado com a máxima seriedade, pois, apesar de ser necessário muito tempo para construir uma boa imagem, ela pode ser destruída em um piscar de olhos.

3. Ouça ativamente

O ser humano é capaz de reter apenas uma pequena parte das informações que o rodeiam. Os líderes devem saber que não têm todas as respostas e que isso é algo natural. Sendo assim, é preciso estar aberto a sugestões e desenvolver a consciência de que seu sucesso depende de empenho coletivo.

É necessário, portanto, ouvir ativamente, se concentrando e buscando sintonia com todos os interlocutores, sejam funcionários ou clientes. Assim, será possível adquirir novos conhecimentos e informações aplicáveis para o próprio sucesso e o da empresa.

4. Invista em treinamentos constantes

Ninguém nasce líder; portanto, é preciso se desenvolver ao longo da vida nessa direção. É necessário estudar, treinar e adquirir experiência em todos os aspectos de sua vida profissional.

Essa melhoria contínua não deve ser obtida apenas com cursos de formação. Ainda que seja importante ter o contato mais aprofundado possível com os conhecimentos formais estruturados nas instituições de ensino, você deve ir além.

O desenvolvimento de lideranças eficientes requer, antes de tudo, reconhecer as próprias limitações e aspectos a serem aperfeiçoados para, em seguida, criar oportunidades para novos progressos.

E aí, gostou do nosso artigo? Se quiser se aperfeiçoar ainda mais, confira quais são os hábitos de líderes que desenvolvem equipes!

Treinando mais com menos