5 ações de endomarketing motivacional para aumentar as vendas.

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O endomarketing é uma ideia relativamente nova na área de administração e gestão de pessoas, sempre buscando novas estratégias com elementos do marketing tradicional para melhorar a comunicação e motivação dos colaboradores.

Com isso, aprender como desenvolver uma campanha de endomarketing motivacional torna-se um desafio positivo para toda a empresa que deseja equipes mais engajadas e motivadas a bater suas metas.

O que a campanha de endomarketing motivacional tem a oferecer?

O endomarketing possui diversas possibilidades de utilização. No entanto, ele é mais utilizado para a promoção de mudanças comportamentais dos colaboradores, definindo funções e estratégias mais claras de negócio.

Com estas técnicas e métricas, é possível alterar positivamente comportamentos e vivências apenas utilizando a comunicação interna. Para isso, as mudanças deverão ponderar novos hábitos, prática e novos canais de comunicação.

Dentro de um grupo de pessoas, é difícil ler as qualidades e dificuldades de cada um dentro do ambiente de trabalho. Com a utilização do endomarketing, além de conseguir motivá-los, será possível conhecer ainda mais cada membro da equipe.

Para melhorar a qualidade de vida dos seus funcionários e providenciar melhores ganhos para a empresa (como a redução de absenteísmo ou o aumento da produtividade), será necessário desenvolver uma campanha motivacional e estratégica mais duradoura, estimulando cada vez mais com que o colaborador consiga se adequar a novos hábitos, tanto em sua residência quanto no trabalho.

5 ações de endomarketing motivacional que já funcionam:

  • Rede social interna

Considerando uma alta taxa de rotatividade (mais que a metade), uma empresa desenvolveu uma pesquisa onde conseguiu conhecer muito melhor seus funcionários, diminuindo consideravelmente o turnover. Isso foi possível graças a criação de uma rede social interna, fazendo os colaboradores trocarem ideias, experiências e informações entre si;

  • Jogo

Com um jogo que estimula os funcionários a captarem novos clientes, a empresa conseguiu desenvolver e estimular o engajamento de cada funcionário. Além disso, foi possível integrar e mostrar a plataforma para outras empresas, replicando ainda mais o seu trabalho de endomarketing de sucesso;

  • Aproveitamento colaborativo

Uma empresa decidiu colocar em prática diversas ideias interessantes vinda dos seus próprios colaboradores, não importando a hierarquia ou tempo de empresa. O resultado foi que, em cinco meses, a empresa conseguiu vender pelo menos o dobro.

Não foi necessário qualquer planejamento a longo prazo ou conhecimento especifico. Bastou criar um canal mais simples e comunicação onde os colaboradores conseguiam colocar suas opiniões e ideias;

  • Recompensas de acordo com o desempenho

É certo que muitas empresas já trabalham com um sistema de reconhecimento intrínseco na área comercial. Geralmente, este tipo de ideia está embasado na conclusão de objetivos e metas de vendas. É aí que mora o problema.

Ter o objetivo de bater a meta para conseguir comissionamento é a vontade básica de qualquer vendedor. No entanto, é necessário sustentar este tipo de desejo com base em motivação e objetivos claros de crescimento. O endomarketing começa a aparecer a partir deste ponto.

Recompensando os funcionários de acordo com o seu desempenho em diferentes áreas, foi possível estimular o colaborador a ser melhor em todos os pontos, desde o jeito que senta na cadeira até na hora de enviar um e-mail.

As recompensas podem ser simbólicas ou palpáveis, tudo vai depender da sua estratégia e investimento no endomarketing. Pense que, ao investir nisso, você automaticamente está investindo em um ambiente muito mais produtivo e concreto.

  • Sistema de pontuação

Similar ao jogo empregado em outro exemplo, esta empresa desenvolveu um sistema de pontuação onde mensurava cada conquista do funcionário de acordo com uma tabela numeral. A partir de um certo número, o colaborador conseguia alguma recompensa ou oportunidade dentro da empresa. Este conceito pode ser mais facilmente chamado de “gamificação”, sendo aplicado diretamente em uma campanha de endomarketing motivacional.

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