Entenda os 5 principais desafios do treinamento a distância

Tablet

Ter um time de colaboradores bem preparados para desempenhar suas funções, satisfeitos com a empresa e engajados com os objetivos de negócio traçados é um diferencial competitivo importante para os dias atuais.

Por isso as organizações — de todos os portes e áreas — investem cada vez mais em departamentos estratégicos, que vão muito além das atividades burocráticas e rotineiras de treinamento para desenvolver políticas de gestão de pessoas que reduzem a rotatividade de funcionários e colaboram diretamente com o atingimento de metas e do sucesso da empresa no mercado. Veja mais abaixo.

Desde o processo de recrutamento e seleção até o plano de carreira dos funcionários: tudo passa pelo planejamento do RH alinhado ao perfil e aos objetivos da empresa. Entre os pilares mais importantes em gestão estratégica de pessoas está o treinamento corporativo, responsável por desenvolver e qualificar constantemente o capital humano em busca da melhor performance possível.

Graças aos avanços tecnológicos, o que era um enorme desafio para as empresas se tornou oportunidade: a distância geográfica e a incompatibilidade de agendas fez nascer a necessidade de se desenvolver formas eficientes de realizar treinamentos a distância.

Benefícios e desafios dos treinamentos a distância

A educação a distância permite que os treinamentos empresariais atinjam um grande número de funcionários, mesmo que haja distância física, diferentes ritmos de aprendizagem ou agendas conflitantes, por exemplo. Além disso, a relação custo-benefício é melhor quando comparado ao treinamento presencial, pois a vida útil do treinamento gravado e publicado on-line é muito maior.

E para tornar ainda mais eficiente o processo de treinamento a distância, as plataformas on-line fornecem aos gestores de treinamento diversos indicadores sobre, por exemplo, quais áreas e funcionários mais acessam e realizam os treinamentos.

Porém, nem tudo são flores. As organizações precisam enfrentar alguns desafios típicos que podem prejudicar os resultados dos treinamentos a distância.

1. Depender da maturidade dos alunos

O ensino a distância demanda que o público treinado tenha a maturidade e o compromisso de realizar o curso adequadamente.

Muitas pessoas têm dificuldade em se organizar sozinhas para realizar o autodesenvolvimento. Precisam de horários fixos, professores e uma disciplina que o treinamento remoto não pode oferecer.

2. Garantir o fortalecimento da cultura empresarial

Um dos papéis mais importantes da empresa é garantir que a cultura empresarial construída diariamente seja alinhada ao perfil e aos objetivos do negócio. E essa cultura acontece todos os dias: nas políticas, na comunicação interna e nas relações externas da organização.

Porém, ela também precisa contar com o treinamento corporativo para seu fortalecimento, principalmente entre os colaboradores que não estão alocados presencialmente.

Os treinamentos a distância têm papel importante no fortalecimento da cultura empresarial e devem sempre abordá-la, mesmo que indiretamente, nos seus conteúdos.

conheça o guia definitivo para treinamentos

3. Promover interação entre os colaboradores

O ensino a distância não é a solução mais indicada se a sua empresa precisa desenvolver treinamentos que promovam a interação entre equipes, a socialização ou a troca de experiência entre participantes.

As dinâmicas e atividades práticas são importantes nesse quesito, porém a tecnologia e a criatividade dos desenvolvedores podem gerar boas soluções para as empresas que não conseguem reunir seus funcionários.

4. Verificar o aprendizado realmente obtido

Em um treinamento presencial, o palestrante interage com os alunos para verificar se estão compreendendo a linha de raciocínio e os assuntos abordados.

No treinamento a distância, essa verificação do aprendizado é outro importante desafio. É preciso aplicar testes e avaliações que verificam os conceitos tratados no treinamento. Caso contrário, o conhecimento ali compartilhado pode facilmente se perder.

5. Lidar com problemas nos equipamentos

E como toda solução corporativa que depende da tecnologia da informação, as plataformas de treinamentos a distância estão sujeitas a problemas técnicos ou à falta de experiência de uso por parte dos alunos.

Então, um plano de contingência deve ser previsto para os problemas técnicos mais comuns — seja realizado pelo departamento de TI da sua empresa ou pelo helpdesk do serviço contratado para implantar a plataforma.

Agora que você já compreendeu os benefícios e desafios de treinar um time de colaboradores a distância, experimente gratuitamente o nosso app, que promove treinamentos e atualizações de conteúdo a distância. Comece agora o desenvolvimento de sua equipe!

©2017 Hondana Serviços de Conteúdo Digital LTDA. Todos os direitos reservados