7 dicas para formar uma equipe de alto desempenho

equipe de alto desempenho

Na era da informação, clientes estão cada vez mais exigentes e isso demanda mudanças culturais dentro das empresas. Para garantir o sucesso nas relações comerciais e entregar resultados mais expressivos, o gestor precisa formar uma equipe de alto desempenho.

Segundo o relatório The Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial, habilidades como gestão de pessoas e coordenação são essenciais para os profissionais do futuro e, especialmente, para líderes.

Portanto, o primeiro passo para formar esse tipo de equipe é orientar e desenvolver os colaboradores constantemente, coordenando as habilidades de cada um para que juntos alcancem os melhores resultados.

Agora que você sabe por onde começar, confira 7 dicas para formar uma equipe de alto desempenho:

1. Seja um líder

Se você quer ter uma equipe autônoma, que assume responsabilidades e entrega resultados, é importante manter os colaboradores motivados.

Ao contrário do chefe, que geralmente é autoritário, impõe ordens e limita a produtividade da equipe ao centralizar tarefas, o líder inspira os colaboradores a se desenvolverem cada vez mais e participarem ativamente das entregas do time.

Ele valoriza as habilidades de cada colaborador, promove momentos de integração e feedback, e define objetivos em conjunto. Dessa forma, ele permite que os talentos da equipe brilhem.

2. Forme um time diversificado

Pessoas com perfis diferentes conseguem trocar percepções e experiências para criar novas possibilidades. Um time diverso torna o ambiente mais colaborativo e inovador. Por isso, ao trazer integrantes para a sua equipe, considere se eles possuem habilidades complementares.

Existem várias ferramentas de análise de perfil e construção de time que podem ser utilizadas nesse momento, como os testes DISC e eneagrama. Assim, você é capaz de considerar não apenas as habilidades técnicas do candidato, mas também comportamentos que vão impulsionar sua equipe a ser cada vez melhor.

3. Estabeleça metas claras e alcançáveis

Se você não pode medir o desempenho da equipe, então também não pode melhorá-lo. Por isso é muito importante trabalhar com metas. Mas para garantir a motivação dos colaboradores, é essencial que eles entendam exatamente o que devem entregar e acreditem que é possível.

Portanto, estabeleça metas que:

  • Possam ser mensuradas através de uma porcentagem ou valor específico;
  • Tenham prazos pré-determinados;
  • Sejam relevantes para o objetivo da empresa;
  • Sejam alcançáveis, com base em uma análise do histórico da empresa e novas oportunidades.

 

ebook equipe de alto desempenho

4. Promova um ambiente colaborativo

Para a professora de liderança e inovação da Harvard Business School, Amy Edmondson, é impossível sobreviver no mundo atual sem valorizar a colaboração horizontal.

Mais do que auxiliar o líder a cumprir um desafio, o papel dos colaboradores é trabalhar em equipe para entregar resultados cada vez mais expressivos. E é responsabilidade do líder promover e incentivar um ambiente colaborativo.

Portanto, fique atento aos seguintes pontos para chegar lá:

Competição

É comum haver competição entre colaboradores, especialmente em equipes de vendas. Porém, você pode trabalhar a ideia de que o sucesso do time depende de todos. Uma boa forma de fazer isso é premiar os colaboradores individualmente, conforme o atingimento de metas da equipe.

Erros

Aproveite a margem de erros para criar um equipe de alto desempenho. Para isso, você pode estimular seus colaboradores a compartilhar o que aprenderam com seus fracassos, evitando assim que outros membros da equipe passem pelo mesmo.

Segurança

Garanta que na sua equipe exista espaço para que todos opinem, compartilhem ideias e preocupações sem medo de ser repreendidos ou humilhados. Para isso, você precisa ser acessível, dividir seus aprendizados e pedir a participação ativa dos colaboradores nas discussões.

5. Valorize os momentos de feedback

Quando um colaborador sabe exatamente em quais pontos precisa melhorar e em quais está indo bem, ele consegue se desenvolver de forma mais estruturada. E é muito importante apoiar a equipe nesse sentido, fornecendo as ferramentas necessárias para seu treinamento e capacitação.

Essa atitude influencia diretamente no aumento do desempenho e da motivação dos colaboradores. Por isso, garanta que os momentos de feedback ocorram continuamente.

6. Reconheça talentos

Uma equipe de alto desempenho é formada por grandes talentos que precisam ser valorizados para continuarem motivados. Quando você decide formar esse tipo de time, além de compartilhar informações, recursos, responsabilidades, empoderamento e autonomia, também precisa dividir o reconhecimento e as recompensas pelos resultados entregues.

7. Mantenha a equipe sempre informada

Fique atento para não perder boas oportunidades. A melhor forma de conhecer a sua equipe e entender como tirar o melhor dela, é compartilhando informações e ouvindo seus colaboradores.

Para isso, estabeleça um canal de comunicação formal por onde você possa repassar informações atualizadas sobre a empresa e novas oportunidades de negócio, além de treinar seus colaboradores diariamente com conteúdo técnico.

Por fim, use a tecnologia a seu favor. A Hondana, por exemplo, fornece uma plataforma que auxilia você a fazer tudo isso e ainda retorna relatórios sobre os gaps de conhecimento da sua equipe e o nível de engajamento de cada colaborador com o conteúdo enviado.

 

E então, pronto para montar a sua equipe de alto desempenho? Se ficou curioso sobre a plataforma da Hondana e quiser saber mais, entre em contato com a gente!