6 erros do RH que podem prejudicar sua empresa

Erros do RH

Há muito tempo, o RH deixou de ser um departamento responsável apenas por contratar e pagar os funcionários. Hoje é uma área estratégica, responsável por engajar pessoas e conduzir a empresa ao sucesso. Quais erros do RH devem ser evitados? São muitos. Pensando nisso criamos um post para você. Continue lendo e veja os principais erros e como evitá-los em seu empreendimento. Boa leitura!

1. Desperdiçar profissionais talentosos

Profissionais talentosos fazem toda a diferença em um negócio. Eles atendem melhor os clientes e alcançam resultados acima da média. Por isso desperdiçá-los é um dos maiores erros do RH, devendo ser reparado o mais rápido possível.

Para atrair e reter talentos, é importante criar um bom clima organizacional, onde os funcionários se sintam bem. Além disso, é necessário criar uma marca capaz de atrair talentos, como um grande ímã de profissionais acima da média.

2. Manter as equipes sem treinamento

O treinamento é um importante elemento na gestão de pessoas. Quando o RH deixa de treinar as equipes de trabalho, grandes problemas começam a surgir. Sem treinamento, nenhum colaborador conseguirá desempenhar sua função com excelência.

Hoje existem infinitas possibilidades de treinamento. Afinal, as novas tecnologias têm facilitado esse processo. É possível treinar a sua equipe utilizando plataformas digitais ou aplicativos mobile, de acordo com a necessidade da empresa.

3. Focar apenas resultados

O excesso de pressão pode deixar o clima de trabalho pesado, prejudicando os relacionamentos internos e o desempenho dos colaboradores. Por isso não é indicado focar exageradamente os números — seja flexível quando possível.

Empresas que investem na qualidade de vida dos funcionários são até 86% mais rentáveis e 70% mais lucrativas, de acordo com a Sodexo. Então, tenha equilíbrio, saiba definir objetivos e deixe o seu time livre para atingi-los.

4. Esquecer do diálogo interno

comunicação interna é fundamental para o sucesso das atividades diárias. Segundo Peter Drucker, guru da administração, mais de 60% dos conflitos e problemas internos existem por falta de comunicação. Então, não esqueça do diálogo!

Para melhorar isso, é preciso investir em novos canais de comunicação. Além dos tradicionais (mural de recados, caixa de sugestões etc.), deve-se buscar novas tecnologias que facilitem esse processo, como aplicativos e sistemas especializados.

5. Deixar de reconhecer os resultados

O reconhecimento é uma importante aliada da gestão estratégica de pessoas e equipes. Entretanto, quando isso é deixado de lado, é possível que os funcionários fiquem desmotivados e apáticos quanto aos resultados desejados pela companhia.

Por isso é importante definir boas recompensas, que sejam desejadas pelos funcionários, financeiramente viáveis para a empresa e de acordo com a complexidade de cada tarefa. Boas recompensas motivam o alto desempenho.

6. Não acompanhar indicadores de desempenho

Com bons indicadores é possível saber o quanto a gestão de pessoas tem sido bem-sucedida. Quando eles não são acompanhados, o departamento fica sem informações suficientes para subsidiar suas decisões estratégicas. Um grande problema.

Alguns dos indicadores de RH mais comuns são: nível de satisfação dos funcionários, taxa de turnover, índice de absenteísmo, nível de produtividade e retorno sobre o investimento (ROI). Ao acompanhá-los, é possível eliminar problemas de forma ágil e assertiva.

Agora que já conhece os principais erros do RH, aproveite para continuar aprendendo. Assine a nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades!

Treinando mais com menos