3 exemplos de trade marketing comprovados.

exemplos de trade marketing

A importância de um bom planejamento de trade marketing está cada vez mais nas mentes de cada gestor ou empreendedor para o desenvolvimento de um trabalho eficiente. Dentro disso, exemplos de trade marketing que já dão certo nas empresas acabam por ganhar cada vez mais espaço nos treinamentos corporativos.

O trade marketing tem, como objetivo principal, o alinhamento dos objetivos varejistas e de indústria, trazendo um estilo de operação que consiga ser mais vantajosa e lucrativa para ambos os lados.

O planejamento de trade marketing

Em meio das grandes variáveis do mundo corporativo, é preciso especificar seus parâmetros dentro do planejamento do trade marketing. Entre eles:

  • Área de atuação;
  • Volume de vendas;
  • Características de região;
  • Público alvo

Antes de mais nada, será necessário verificar qual é a combinação de produtos que será ideal para atender todas as necessidades de acordo com os perfis gerados, podendo variar de acordo com o estudo.

Investimento estratégico

Quem pensa que é simples definir as ações do trade marketing utilizados por cada marca, engana-se. Para isso, será necessário que as empresas possuam sempre um importante aliado: área de marketing.

Quanto você tem a disposição uma área especializada neste segmento, será mais fácil analisar todo o mercado escolhido, além de ser mais fácil definir as necessidades para o mesmo. Neste caminho, os perfis de clientes conseguirão ser ainda mais completos e prontos para os vendedores externos começarem a atuar com mais precisão.

Resumindo, o trade marketing está sempre ligado a campanhas e estratégias de marketing. Para conseguir um bom desenvolvimento, será preciso um profundo conhecimento de mercado, além de muita criatividade.

Exemplos de trade marketing

Para criar caminho de trade marketing em sua empresa, separei as três estratégias que mais funcionam dentro do mercado corporativo:

  • 1 – Desenvolvimento de profissionais

O engajamento no treinamento de promotores de vendas é imprescindível para garantir uma boa gestão de produtos.

Será necessária, de maneira contínua, a reposição adequada dos seus produtos, sempre seguindo todo o cronograma da marca

A análise de estoque junto aos canais de vendas também se faz presente neste processo, negociando sempre melhores espaços para conseguir expor seus produtos;

  • 2 – Merchandising

Toda ação de marketing deverá ser realizada diretamente de um ponto de venda. Com este pensamento, tente ponderar a utilização de outdoors e banners criativos, além de investir em displays. Estes são somente exemplos de tudo que você poderá utilizar.

No geral, tente pensar em tudo que destacará fisicamente sua marca, de maneira que os futuros clientes possam ser melhor conduzidos na hora da dúvida.

  • 3 – Demanda

É nesta fase que você vai procurar e criar soluções de compra. Para conseguir, é aconselhável buscar consumidores que possam ser a “portas de entrada” para novos produtos, além do lançamento de embalagens e novas promoções.

Dentro dos seus respectivos perfis de clientes, procure fazer o teste. Tenha um banco de dados onde consiga medir  todos os resultados, trazendo uma análise geral no final.

Tecnologia sempre a favor

Tente considerar sempre o uso de tecnologia em todas as suas ações de trade marketing. Entre todas as opções, os dispositivos mobile vem cada vez ganhando mais destaque no mundo comercial, sempre estando à disposição das equipes de promotores. Com ele, será possível registrar novos e futuros clientes, além de estimular a comunicação entre seus pares.

Imagine uma situação onde será possível receber e disponibilizar instantaneamente as informações? Hoje em dia, isto é completamente possível. Além disso, será possível ter um controle maior de estoque, fluxo de vendas e outras informações importantes para o vendedor conseguir ir em campo muito mais completo e confiante.

O investimento em tecnologia é ideal para apresentar métricas, falhas e metas de maneira mais natural e imparcial.

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