Home office: descubra como acompanhar a produtividade dos funcionários

home office

Que a tendência do trabalho home office já se consolidou há muito tempo, disso ninguém duvida. A questão econômica, especialmente, é algo que beneficia tanto os colaboradores quanto as empresas. No quesito produtividade, no entanto, alguns gestores ainda procuram formas de realizar esse acompanhamento a distância.

Hoje em dia, é possível perceber o esforço dos gestores em manter a equipe motivada, engajada, e, sobretudo, produtiva no ambiente de trabalho. Novas técnicas de motivação, campanhas de metas, recompensas criativas, enfim, tudo pensado para extrair o melhor resultado, sem esquecer do bem-estar dos colaboradores.

Evidentemente, quando todos compartilham o mesmo ambiente, o tempo de resposta é bem menor, e a possibilidade de otimizar ações e eliminar falhas de processo são maiores — se comparado a um modelo de trabalho remoto.

Existem, no entanto, ações que podem facilitar a mensuração de resultados e proporcionar um acompanhamento mais eficaz da produtividade dos funcionários a distância, além de manter a motivação.

Se você também busca uma solução para esse desafio, este artigo é para você. Continue a leitura e descubra de que maneira é possível acompanhar a produtividade dos funcionários na modalidade home office com eficiência. Confira!

Verifique o espaço que o colaborador dispõe

Em primeiro lugar, é importante verificar o espaço e as ferramentas que o colaborador dispõe em casa, a fim garantir que seu trabalho possa ser feito sem complicações e que a empresa não seja prejudicada no longo prazo.

Antes de transferir seu funcionário para a modalidade home office, certifique-se que ele possui uma boa conexão à internet, um computador em bom estado e um espaço silencioso, propício para o trabalho em casa.

Se algum desses itens básicos estiver faltando, prefira fazer um teste de curto período em vez de passar tarefas complexas ao funcionário logo de cara. Ou, se sua empresa tiver estrutura, ofereça os materiais necessários enquanto ele fizer parte da sua equipe.

Promova reuniões informativas

Por mais que o trabalho seja remoto, procure reunir a equipe com certa frequência, se possível, para que todos apresentem seus resultados e, principalmente, reforcem a conexão que há entre a equipe e a empresa.

A possibilidade de avaliar os resultados em grupo, tirar dúvidas, propor melhorias tecnológicas e manter os membros da equipe em sintonia são fatores motivadores e que pesam na produtividade de cada um.

Experiente unir a equipe uma vez a cada 15 dias, por exemplo. Se não houver espaço físico para isso, recorra a videoconferências.

o guia definitivo para LinkedIn

Garanta uma comunicação eficiente

Ponto essencial da modalidade home office, a comunicação deve ser clara e eficiente todo o tempo. Assim sendo, ferramentas como o Skype e o Hangouts são muito úteis para manter a comunicação sempre aberta entre gestores e equipes de determinada empresa.

Eliminar ruídos de comunicação é algo que não somente facilita a realização das tarefas, trazendo dinamismo e eficiência, mas também aumenta a sensação de segurança por parte do colaborador.

Mensure a produtividade por ações, não tempo

Em vez de medir a produtividade dos funcionários por dias ou horas, procure dar atenção às tarefas realizadas, uma a uma. Isso proporciona uma visão mais clara sobre a qualidade e o respeito ao prazo por parte dos colaboradores, sem contar que diminui o estresse da apresentação de resultados.

Utilize as tecnologias a seu favor

A tecnologia que permite a realização do trabalho remoto pode ser a mesma que permite a mensuração de resultados e o aumento da produtividade.

Para isso, vale buscar soluções virtuais, como o Dropbox, que permite o compartilhamento de arquivos na nuvem, o Trello, que é uma plataforma de gerenciamento de projetos que pode ser usada em equipe, ou o Indica, um aplicativo de capacitação e comunicação corporativa para aumento de engajamento dos funcionários, por exemplo.

Usando a internet como aliada, fica muito mais simples manter o controle sobre os resultados, mensurar a produtividade, garantir a motivação e expandir os horizontes da empresa na modalidade home office.

Viu como manter a produtividade da equipe é possível, mesmo a distância? Faça o teste com o nosso aplicativo e descubra as facilidades de gerir uma equipe de sucesso!

O guia definitivo sobre vendas