O funcionário não sai do celular? Use isso a favor da sua empresa!

Funcionário não sai do celular

Uma das situações corriqueiras que afetam atualmente os gestores e dirigentes das empresas pode ser resumida em uma frase: meu funcionário não sai do celular!

Alguém já disse que a tecnologia da informação trouxe recursos desnecessários que se tornaram absolutamente imprescindíveis. Outro comentou que a tecnologia aproxima as pessoas distantes e distancia as pessoas que estão próximas. Ambas as falas sintetizam nosso ambiente atual.

Neste post abordaremos esse assunto que está em efervescência no mundo corporativo. Confira!

Os smartphones e o mundo corporativo

Na última década, a evolução dos aplicativos que rodam nos celulares facilitou a vida de todos nós, mas trouxe, também, uma dependência muito grande desses equipamentos.

Faça um teste. Deixe seu celular dentro da gaveta por um período do dia. Você perceberá que está faltando alguma coisa ao seu redor, que você está desconectado de tudo e de todos. E aí você vai se perguntar: como as pessoas viviam sem esses equipamentos?

Ainda se referindo às frases que abriram este post, os aplicativos mantêm as pessoas o tempo todo interagindo com os aparelhos. Isso não deixa de ser prejudicial para as empresas, já que o tempo dispensado para utilizá-los é um tempo perdido para as corporações se o funcionário não sai do celular. Sabemos que nem sempre o que está sendo utilizado tem relação com a atividade profissional.

No entanto, é possível, sim, utilizar todo esse ambiente em favor da sua empresa. Veja algumas sugestões.

Desenvolvimento de aplicativos para treinamentos

Desenvolva aplicativos que possam ser utilizados para treinamento e capacitação dos seus funcionários. Rotinas operacionais, explicações de telas de sistemas, técnicas de vendas, procedimentos fiscais e contábeis, fluxo financeiro, tudo isso pode ser disponibilizado aos colaboradores onde quer que eles estejam.

Melhoria na comunicação

Outra facilidade que pode ser incorporada se refere à comunicação com todo o time. Utilize aplicativos específicos para facilitar o intercâmbio de informações. Use-os como ferramentas de engajamento e de motivação das pessoas.

Nesse momento de dificuldades pelo qual o país passa, motivar as pessoas para as atividades cotidianas é fundamental. Mande mensagens, fotos ou vídeos que contribuam para melhorar o clima organizacional.

Acompanhamento de atividades

Produza um aplicativo que facilite o acompanhamento das atividades que estão sendo realizadas pelos seus colaboradores. Troque informações entre seu sistema de gestão e os aplicativos que rodam em celulares.

Acione o funcionário com um alerta quando determinada tarefa precisa ser feita. O registro de uma nota fiscal no sistema, por exemplo: o celular do responsável pela entrada da nota receberá um alerta no momento em que o produto estiver chegando à sua empresa.

Outra situação: para as equipes de vendas, um aplicativo poderá definir o roteiro de visitas que deverão ser realizadas e registrar na agenda de cada um.

Apontamento de produção

Um ponto importante se refere ao apontamento da produção em todos os setores da sua empresa. Ela pode ser registrada pelo scanner do aparelho ao capturar códigos de barras de produtos e de equipamentos.

Solicitação de manutenção

Na área de manutenção o ganho é muito grande. Um mecânico pode receber uma mensagem no celular no momento em que houver um problema em um equipamento. Independentemente do local onde o técnico estiver, ele será acionado e poderá se deslocar para o local do sinistro.

Pode-se, ainda, tirar uma foto do problema e enviar via aplicativo. Assim o profissional já se deslocaria com as ferramentas necessárias e com o roteiro de solução.

Fornecimento de feedbacks

Dê feedbacks para seu pessoal por meio dos celulares. Direcione os colaboradores para a realização de treinamentos, altere procedimentos que estejam fora do padrão ou mesmo elogie os membros da sua equipe.

Bons desempenhos devem ser enfatizados; eles servem para motivar a disputa interna e para melhorar o ambiente de trabalho.

Não veja os smartphones como concorrentes dentro da sua organização. Perceba-os não como ameaça e sim como uma oportunidade para melhorar a produtividade do seu pessoal.

A situação em que o funcionário não sai do celular pode abrir um leque de ações para melhorar o desempenho da sua equipe e facilitar o controle dos seus processos. Agora que você já viu como isso pode ser feito, compartilhe este artigo nas redes sociais e ajude outras pessoas!