O que é um treinamento motivacional e como ele pode ajudar na sua empresa?

treinamento motivacional

Nos dias atuais, um dos maiores desafios das organizações é a gestão de pessoas. As empresas precisam priorizar o investimento em seus funcionários, a fim de proporcionar qualidade de vida e, consequentemente, aumento na produção.

E qual a melhor forma de investir em seus colaboradores? Por meio da capacitação e desenvolvimento de seu capital humano. Afinal, o mercado está cada vez mais exigente em busca de mão de obra qualificada.

O treinamento motivacional é uma das grandes apostas das empresas, pois incentiva o crescimento profissional e promove o engajamento. Além do treinamento motivacional convencional, há também plataformas tecnológicas que oferecem conteúdos para auxiliar no processo de motivação de seus funcionários. Sendo assim, entenda melhor o que é e como funciona um treinamento motivacional e de que maneira os avanços tecnológicos podem contribuir no processo. Veja também algumas dicas para manter seus colaboradores motivados e engajados.

O que é um treinamento motivacional e quais são os benefícios?

O treinamento motivacional é baseado em pilares e metas futuras com foco em desenvolver os profissionais e promover o engajamento na companhia. O maior benefício é manter as pessoas motivadas e, desse modo, estimular o crescimento de potencial e aumentar a produtividade na organização. Caso escolha realizar o treinamento com software, há diversos aplicativos que poderão auxiliá-lo no processo e, assim, manter os seus funcionários engajados. Afinal, o processo motivacional é um dos maiores responsáveis pelas condutas organizacionais.

Ebook grátis - O Guia Definitivo Para LinkedIn

Como investir na motivação de seus funcionários?

Além de oferecer treinamentos motivacionais convencionais aos seus colaboradores, você poderá investir em outras formas para motivar e engajar a sua equipe. Vamos elencar algumas delas:

Treinamento Motivacional (convencional):

Para a execução de um treinamento motivacional é um fundamental: definir um público-alvo (área que demanda por mais treinamentos), elaborar um cronograma, estabelecer metas e objetivos, escolher a metodologia (palestras ou dinâmicas de grupo), realizar toda a logística (definir local, carga horária, coffee break, materiais, entre outros) e envolver os participantes (convite, sensibilização para participação, etc.).

Recompensas, Premiações e Reconhecimento

É essencial que os gestores e funcionários estejam cientes das metas e objetivos a serem atingidos para alcançar o sucesso. Mas, além de ter bem definido os objetivos, é muito importante recompensar seus funcionários pelas metas atingidas. Portanto, deve-se investir em recompensas, premiações e reconhecimento de seus colaboradores. Cabe ressaltar que apenas as premiações não garantem que os funcionários continuem motivados. Desse modo, as pessoas devem ser reconhecidas pelo seu desempenho, ou seja, sobre o que fez e foi excelente, superando as expectativas.

Aposte em Tecnologias

Para alcançar o sucesso, é fundamental investir na motivação de seus funcionários. No entanto, muitas empresas ainda estão acostumadas apenas com o treinamento motivacional convencional e não conhecem as vantagens de uma plataforma tecnológica. Os avanços tecnológicos têm contribuído bastante para o mundo organizacional, oferecendo agilidade e qualidade em seus processos e serviços. No processo motivacional não é diferente. É preciso ir além dos treinamentos convencionais e escolher os recursos e as ferramentas mais eficientes. A opção pelo uso da tecnologia pode oferecer um ambiente de aprendizagem contínua para seus colaboradores.

Você sabia que há algumas empresas de tecnologia especializadas que poderão auxiliá-lo no processo de motivação e durante as atividades diárias no trabalho, atendendo suas necessidades de forma imediata e, assim, proporcionando melhor desempenho e maior produtividade? Confira aqui como manter os seus funcionários engajados e produtivos.

Se quiser conhecer algumas dicas para uma gestão de pessoas com foco em resultados, leia nosso artigo sobre o assunto.

O guia definitivo sobre vendas