4 novas tendências na gestão de equipes comerciais

Tendências na gestão de equipes comerciais

A gestão de equipes comerciais é sempre um desafio, visto que é justamente o gerenciamento do seu time que definirá o seu resultado final. A todo momento, o mercado passa por mudanças, assim como novas tendências surgem nos seus diferentes nichos. Para garantir o crescimento de um negócio, é preciso acompanhar essas tendências e, muitas vezes, se antecipar a elas.

Confira, neste post, 4 novas tendências na gestão de equipes comerciais que você precisa conhecer!

1. Autogestão de equipes comerciais

Quando falamos em gestão de equipes, o estilo de liderança é um ponto importante a ser destacado, pois influencia diretamente na motivação e na produtividade de colaboradores. A tecnologia é uma das ferramentas que auxiliam líderes a gerenciar suas equipes, transferindo a cobrança pelo foco em resultados.

Hoje as equipes estão mais livres, no sentido de não haver uma hierarquia rígida, com normas e regras que tirem a autonomia das pessoas. Por isso, a autogestão é uma forma de gerenciamento mais eficaz para equipes comerciais, pois, por proporcionar mais liberdade, estimula a criatividade, desenvolve novas lideranças e abre espaço para práticas inovadoras.

2. Política de incentivo

As políticas de incentivo funcionam como um reforço positivo, em que bons comportamentos e resultados são recompensados por meio de premiações, promoções, benefícios, etc. Todavia, como se trata do incentivo de pessoas, a relação não funciona apenas pela lógica estímulo-resposta: ela precisa se tornar uma estratégia interna, que vai atrair e reter talentos.

Hoje, muitas empresas acreditam em um programa de incentivo personalizado, isto é, que tenha a identidade da sua equipe, fazendo com que as pessoas queiram atingir novas metas e fazer parte do crescimento do negócio.

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3. Cultura de inovação

É possível ver que independentemente do tipo de produto que uma empresa trabalha, existem aquelas que se destacam significativamente no mercado. Porém, quando paramos para analisar aspectos como qualidade, tecnologia e recursos, percebemos que não há tanta diferença entre elas e as outras que não conseguiram alcançar esse mesmo nível.

O que, por exemplo, fez a Apple ser o sucesso que ela é hoje? Por que concorrentes com a mesma capacidade técnica, que produzem com o mesmo nível de qualidade, não se tornaram fenômenos entre os consumidores?

A resposta para essas perguntas é a inovação. Uma cultura de inovação é capaz de transformar qualquer equipe qualificada em uma equipe de alta performance. É preciso compreender que a relação entre empresa e consumidor não se dá apenas no campo da necessidade, mas envolve desejo, identificação com a marca e, principalmente, vontade de se sentir parte de um projeto.

4. Gestão de conhecimento

O termo gestão de conhecimento consiste em uma valorização de tudo o que é produzido pela equipe como um capital importante a ser explorado. Gerenciar o conhecimento é tornar explícito o que muitas vezes passa despercebido, transformando erros e acertos em aprendizado por meio de tecnologias e instrumentos variados.

O objetivo é apoiar a criação, a transmissão e a aplicação do conhecimento nas organizações, gerando um diferencial competitivo. Mas para isso, é preciso acreditar na equipe, valorizando suas ideias e desenvolvendo seus potenciais individuais e coletivos, isto é, uma gestão de equipe comercial efetiva.

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