Treinamento para vendedor externo e mobile learning.

treinamento de vendas
treinamento para vendedor externo

Dentro do ambiente corporativo, a equipe de vendas sempre vai ser o ponto chave para a ignição da empresa em direção aos seus objetivos. No entanto, é natural que a empresa tenha dificuldade quanto a um treinamento para vendedor externo, considerando que é uma área um pouco mais complexa que a área interna.

Maiores argumentos, noção de ambiente, criação de oportunidades e analise de campo. Tudo isto está incluso na rotina diária de um vendedor externo. É por isso que separamos algumas dicas que vão fazer você ter um entendimento mais claro sobre como realizar um treinamento efetivo para os seus vendedores.

Comunicação entre os próprios vendedores

Quanto o vendedor já consegue ter uma boa analise em campo, será possível espalhar sua experiência para os demais. Dentro disso é importante ter um bom sistema de recompensas para cada conquista, motivando o vendedor experiente cada vez mais para estabelecer um bom contato com os seus pares.

Tente selecionar os melhores e peça para os mesmos compartilharem todas as suas vivências. Um bom jeito para isso é marcar, ao menos duas vezes por mês, uma reunião com todos. Deixe o clima bastante festivo, mostrando os pontos positivos de cada um.

Ter cuidado quanto aos feedbacks é sempre um ponto a se colocar em destaque. Na frente de todos, não esqueça de falar SOMENTE das conquistas obtidas, nunca dos seus erros. Os erros devem ser tratados individualmente.

Treinamentos engajados e de curta duração

É importante tomar cuidado para que seus treinamentos não se tornem mais extensos do que deveriam. Digo isto pois os gestores costumam ficar agitados para potencializar suas vendas em um curto espaço de tempo, focando grande parte dos seus esforços em treinamento.

Treinamentos que demandem mais tempo podem se tornar prejudiciais para a “habilidade natural” que cada vendedor tem, afetando diretamente sua confiança em seus talentos. Tudo isso torna-se negativo tanto para os seus liderados quanto para o seu financeiro, uma vez que você vai gastar ainda mais dinheiro.

A grande verdade é que, quando falamos em um bom treinamento para vendedor externos, falamos de um treinamento completamente focado em sua vivência. Logo, métodos de abordagem e argumentação sempre deverão ser colocados em primeiro lugar.

 

Feedbacks detalhados

Dentro da vida de um vendedor externo, o desenvolvimento acontecerá sempre em campo. No entanto, uma boa analise seguida de um eficiente feedback pode fazer a diferença nas próximas vendas.

Para um treinamento eficaz em campo, o treinador deverá ouvir todas as ligações de vendas, além de revisar as gravações e analisar o desempenho de cada um. A partir daí, será possível realizar gráficos progressivos e pontos a se melhorar.

Investir em infraestrutura é um ponto importante aqui. Ter um bom sistema de gravação (tanto interna quanto externa) pode te auxiliar na hora de fazer as análises.

Tente especializar uma equipe de treinamento somente na parte de abordagem e de argumentação. É assim que você vai conseguir potencializar o ensino de novas técnicas junto com a reciclagem das atuais.

 

Invista no Mobile Learning

Independentemente do tipo de vendedor ou área que ele atue, nenhuma equipe de vendas vai conseguir alcançar suas metas se ela não conhece completamente o produto ou serviço que está oferecendo, tendo frequentes dificuldades de aproximação e de argumentação.

Seus vendedores vão precisar entender cada detalhe da venda para reforçar sua confiança argumentativa. Quantas vezes você já ficou diante algum vendedor que titubeava em suas palavras, não mostrando segurança alguma em sua argumentação? Pois é! Dificilmente você vai disponibilizar qualquer valor quanto ao que foi oferecido.

O mobile learning vai permitir com que suas equipes de vendas consigam aprimorar o seu conhecimento de produto em qualquer lugar ou momento do seu dia, utilizando dicas rápidas e vídeos que serão concluídos em sua própria plataforma.

E o principal, com um engajamento muito maior que outras plataformas ou do treinamento convencional.

Permite, como abordado no artigo, não só treinamentos rápidos e pontuais, mas também feedback detalhado pois entendemos o engajamento de cada funcionário com o material, premiações, entre outras funções.

Para conhecer a plataforma de mobile learning da Hondana clique aqui.