Uso da tecnologia na educação: conheça transformações e oportunidades

uso da tecnologia na educação

A forma como aprendemos varia bastante. Muita gente sabe o que sabe porque praticou até conseguir. Alguns tiveram um bom mestre, que ensinou com calma e paciência. Outros tiveram um mestre ruim e aprenderam na marra. Mas existe algo novo no nosso tempo: o uso da tecnologia na educação, e isso muda tudo.

O método tradicional de ensino, por mais que dê conta de alguns problemas (como ter uma dúzia de pessoas pra ensinar e centenas pra aprender), não é mais o suficiente para garantir sucesso profissional. A tecnologia digital mudou a forma como vemos o mundo, o que alterou a forma de aprender.

Para que você entenda direitinho o que estamos dizendo, trouxemos aqui algumas consequências e aplicações básicas da presença da tecnologia na educação. Confira:

Novas formas de interagir com o aprendizado

Dificilmente você aprenderá em uma aula tradicional o mesmo que aprenderia de forma interativa. Apenas absorver conteúdo e reproduzi-lo sem pensamento crítico tende a diminuir sua criatividade, até o ponto em que você se torna uma máquina. Nada muito competitivo hoje em dia.

Se você quer, por exemplo, estruturar treinamentos mais eficientes, precisa encontrar formas mais adequadas de transmitir informação. Lembre-se: não é só o conteúdo que mudou, mas sim a forma como cada um o aprende.

Aprendizado por meio da gamificação

Alguns de vocês, leitores, devem estar pensando “Games?! Mas isso é perda de tempo!”. Bem, é melhor você se atualizar, pois os jogos digitais estão fazendo grandes contribuições para o aprendizado, tornando tudo mais divertido.

Isso acontece porque os jogos trabalham com um ciclo de Desafios, Feedback Imediato e Recompensa. Seu cérebro aprecia um bom desafio, se sente mais engajado quando os resultados aparecem na hora e fica mais motivado quando recebe uma recompensa.

É esse loop que faz algumas pessoas passarem noites em claro jogando. Com a presença da tecnologia na educação, já é possível aplicar boa parte desses princípios ao seu dia a dia.

Uso da tecnologia na educação a distância

O ensino a distância é mais do que uma opção prática para quem tem dificuldades em ir a aulas. Também é uma forma barata e eficiente de tornar o método tradicional mais produtivo. Ao gravar uma aula e transmiti-la, qualquer um pode vê-la repetidas vezes e revisar os pontos mais importantes até mesmo pelo celular!

Claro, ainda deve haver espaço para interagir, tirar dúvidas e, em alguns casos, fazer correções. Essa troca é o que torna a aprendizagem mais sólida. E, falando em troca…

Treinando mais com menos

Mais facilidade para trocar experiências

Aprender não é apenas uma questão de intenção, quando alguém quer transmitir algo específico. É algo inato, que acontece sempre que você tem contato com o mundo.

Como cada pessoa tem um “mundo” próprio, trocar experiências e se comunicar é uma forma poderosa de aprender. Com redes sociais, vídeos, armazenamento em nuvem e outras várias formas de compartilhar conteúdo, essa é uma tarefa cada vez mais fácil.

Agora que você entende um pouco melhor o impacto do uso da tecnologia na educação, é hora de se modernizar! Quer continuar acompanhando nossas novidades? Então siga-nos no FacebookTwitter e no LinkedIn para ficar sempre por dentro de nossos melhores conteúdos!