Vendedor desmotivado? Veja 5 dicas de como motivar um vendedor!

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Para garantir que sua empresa tenha um crescimento contínuo e positivo em vendas, manter o vendedor motivado torna-se sempre um desafio.

O trabalho efetivo de um gestor será sempre garantir uma equipe que consiga os melhores resultados possíveis. No entanto, a liderança vai além do levantamento de metas e criação de gráficos: ele deverá estar alinhado com sua equipe a ponto de conseguir engajar seus membros individualmente. Desta maneira, será possível descobrir que membro está ou não motivado.

Seria bem mais fácil agendar algumas palestras motivacionais e não se preocupar com nada mais, não é? Infelizmente, não é assim que funciona. Motivar seus vendedores vai além destes eventos.

Para te ajudar, vou listar os 5 pontos principais para você conseguir motivar a sua equipe. Anote aí:

Como motivar um vendedor: Deixe os objetivos bem claros

Quando nós estamos diante de objetivos claros e factíveis, nos empenhamos mais para conquista-los. No mundo das vendas, isto não é diferente.

Faça-o lembrar dos motivos no qual ele se empenhou em conseguir a vaga de vendedor na sua empresa, nunca esquecendo dos seus ideais. Além disso, claro, de condições financeiras que proporcionem uma evolução na qualidade de vida

Trabalhe a ansiedade

É bastante comum que seu liderado queira subir rapidamente na carreira, conseguir salários ou comissionamentos melhores e conquistar um cargo de liderança. No entanto, a ansiedade pode dominá-lo completamente, gerando frustrações contínuas e direcionando o colaborador para desmotivação.

Quando você estiver em uma situação como essa, tente mostrar o quanto ele está indo bem. Mostre quais são os próximos passos a se seguir e criem um acordo entre si. Isto vai ajudar não só no esclarecimento da situação na empresa, mas na relação entre vocês.

Vendedor desmotivado? Mostre o lado positivo

É completamente normal que uma empresa se depare com mudanças comerciais. É por conta deste fator que ela deve ter uma postura flexível e horizontal para se adequar ao novo estilo de mercado. No entanto, é preciso ter cuidado na hora de expor isso para os seus liderados.

Em um ambiente competitivo e com a “pressão para vendas”, qualquer informação pode virar uma bola de neve negativa, gerando comentários desmotivados e contaminando todo o grupo.

Mesmo tratando-se de uma informação que não é tão positiva, tente sempre ter um “plano B” na hora de orientar. Busque levantar alguns pontos positivos ou novidades que vão levantar o ânimo da equipe.

Recompensas por comportamento

Aliado ao item 3, as recompensas no mundo corporativo geralmente estão ligadas ao número de vendas e metas batidas. No entanto, e quando as mudanças no mercado ou qualquer outra particularidade que é inerente às competências e habilidades do vendedor acabam gerando resultados ruins?

Muitos líderes, neste estágio, acabam desistindo dos liderados que, uma vez desmotivados, não vão considerar o aprendizado de novas técnicas dentro do novo ambiente.

Mas por que devo recompensar eles por isto?

Coloque-se no lugar do seu liderado: se eu sou recompensado por um bom comportamento corporativo e o auxílio em outras áreas, por que não continuar? É a partir deste ponto que, de maneira gradativa, o colaborador vai se motivando pouco a pouco graças às suas atitudes diante da adversidade. Mostre isso para ele.

Estabeleça também condições de recompensas que não estejam ligadas diretamente com o mundo das vendas, mas nunca esquecendo de trabalhá-las durante o processo.

Metas profissionais

Não basta somente deixar claro (verbalmente) referente os caminhos profissionais que o colaborador poderá seguir de acordo com o seu desempenho.

Pense que nós, seres humanos, somos movidos a conquistas. Quanto mais objetivos a se conquistar, mais iremos avançar para conseguir. É por isto que o conceito de gamificação está presente em diversas áreas de treinamento, uma vez que ela consegue criar um ambiente onde estimula a competitividade saudável e a inerente conquista de objetivos, independente do que seja.

 

 

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